segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Brincadeira de adulto

Na última sexta-feira, depois de muitos finais de semana trancado em casa (ou por falta de dinheiro, falta de companhia, falta de tempo bom ou por falta de vontade mesmo), resolvi sair.  Dar uma volta, arejar a cabeça, alongar as pernas, socializar com o universo, como queiram. E, apesar do título desse texto poder remeter (aos de mente suja) a sexo, que, convenhamos, é o que de melhor há na vida de gente grande, fui assistir ao show da banda de rock e pop Pato Fu no SESC Vila Mariana aqui de São Paulo.
O espetáculo (bem essa palavra mesmo) era o de lançamento do novo CD do grupo, Música de Brinquedo, que tem como proposta apresentar velhas canções adultas em seus arranjos originais, tocadas por instrumentos de brinquedo. Criatividade e ousadia não faltaram para eles chegarem lá. Um minipiano, uma minibateria, um minibaixo, flauta de plástico, bomba de confete e um punhado de apitinhos e buzinas. Até uma galinha de borracha do cacarejo esquisito soltou a voz.

Além desses inusitados instrumentos, tocados numa harmonia quase mágica, a apresentação contou (e assim será durante a turnê) com a participação do teatro de bonecos Giramundo. Ziglo e Groco, duas criaturas de personalidade bastante expressiva, fizeram o backing vocal do show, consolidando, dessa maneira, a criação de uma atmosfera lúdica perfeita.


No repertório, Zé Ramalho, Paul Mccartney, Elvis Presley, Freddie Mercury, Rita Lee, Roberto Carlos e mais outros artistas igualmente bons. Chego a arriscar, sem o medo de cometer aqui qualquer injustiça, que algumas das versões “de brinquedo” conseguem ser melhores do que as originais. E, para isso, é preciso falar da performance da vocalista da banda, Fernanda Takai, sempre bonitamente afinada, delicada e segura no palco. A impressão é de que até um palavrão dito por ela carrega uma boa dose de lirismo.

Ainda no mês de setembro, o Pato Fu se apresenta em Belo Horizonte, dia 25, no Festival Planeta Brasil e dia 28 em Porto Alegre no Praia de Belas Shopping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário