quarta-feira, 9 de setembro de 2009

conhece o Bruno?

- Que Bruno? O amigo do Mário?

Não, não é o amigo do Mário e não é nenhum da dúzia de Brunos que já foram seus colegas de sala de aula. Também não é o primo distante, o exibido aquele que não emprestava os brinquedos de controle remoto e comia a meleca do nariz em panelinhas de boneca. Este Brüno,um repórter austríaco gay, consegue ser ainda mais extravagante. O nome dele se escreve assim mesmo, com trema (e isso, de tudo, é o menos esquisito).

Apresentador de um programa de moda de grande sucesso nos países germânicos, o repórter é demitido após a cobertura desastrosa de um evento na Europa. Sem emprego, ele decide ir para a América no anseio de tornar-se uma celebridade internacional a qualquer custo. Para isso, procura copiar os modismos e o estilo de vida dos famosos de Hollywood.


É com essa nova roupagem, agora mais justa e brilhosa, que o comediante inglês, Sacha Baron Cohen, repete a fórmula do sucesso de Borat (“tão 2006”) e volta a chutar as canelas da sociedade americana no polêmico documentário-não-documentário Brüno, filme que chegou aos cinemas brasileiros na metade de agosto.

Na pele de Borat, Cohen expôs de maneira crítica, e ao mesmo tempo bizarra, o lado bichado da Grande Maçã. As cenas de humor grotesco e os depoimentos intolerantes e racistas, feitos por pessoas reais, garantiram ao filme grande repercussão mundial. Três anos depois, as câmeras do diretor Larry Charles dão um zoom em questões como homofobia e culto às celebridades.

Mais uma vez, este não é um filme para ser assistido em casa junto com tias avós e priminhos pequenos. O humor escatológico, presente em muitos momentos, gera uma série de vergonhas alheias e desconfortos. As piadas seguem ácidas e os exageros, exagerados.

Aos fãs de Borat, a ida ao cinema pode ser bem proveitosa. Agora, aos que ainda não o conhecem...

boa sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário