sexta-feira, 18 de setembro de 2009

tempos modernos


Sou da geração aquela do Nokia 5120. Nossa! Quem tinha um daqueles aparelhos na sala de aula era visto como o riquinho do colégio. Era perfeito. Tinha agenda telefônica, opções de toques e três jogos. Isso mesmo! Três jogos. O mais famoso era aquele da cobrinha. Quem não ficava empolgado a cada novo recorde? Eu confesso que ficava.

No entanto, passados alguns anos, não mais do que oito ou nove, o tão cobiçado aparelho sequer é encontrado em antiquários. Quase mais difícil do que saber onde está o Wally é saber de alguém que ainda tenha aquele modelo de celular. Desapareceu por completo. No lugar dele, com uma velocidade que escorre pelas mãos mesmo sem se sentir, apareceram centenas de novos modelos para milhões de novos usuários.

Para se ter uma ideia, o Brasil encerrou o mês de julho deste ano ultrapassando a marca de 160 milhões de linhas de celulares, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em três estados brasileiros, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, já existem mais celulares do que habitantes.

Nesses tempos modernos, de gente não tão fina, elegante e sincera, a vez do momento são os 3Gs, Iphones e demais objetos celulares não identificados. É uma infinidade de aparelhos sensíveis ao toque, com acesso rápido à internet, que realizam transações financeiras e fotografam e gravam vídeos e armazenam dezenas de gigas e têm GPS e possuem tecnologia para a transmissão da TV digital e ainda recebem e fazem chamadas telefônicas. Ufa! É de tirar o fôlego.

No entanto, para aproveitar as comodidades dessa nova geração de telefones, os consumidores vorazes, com habilidade para dizer mais sim do que não, pagam caro. Grande parte dos aparelhos compatíveis com essas novas tecnologias tem preços altos. Para os que não podem comprá-los agora, paciência. Ainda será necessário esperar por uma vida mais clara e farta. Se possível, repleta de toda satisfação que se tem direito.

3 comentários:

  1. Pois sim, acredite! Aí vai um link que traz informações a respeito de transações financeiras feitas por celulares.

    http://tecnologia.uol.com.br/celulares-telefonia/ultnot/2009/09/02/ult6061u62.jhtm


    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante o texto!
    Se o número de celulares já ultrapassa o número de pessoas nesses estados, onde vão parar os atuais aparelhos? Esse excesso de praticidade é preocupante...

    ResponderExcluir